Notícias

IMG_2989

15 Julho, 2020

“BragaLit” quer levar Braga a descobrir o seu mapa literário

Fundação Bracara Augusta lança iniciativa que promove turismo literário na cidade a partir das publicações do projeto editorial “Braga Cidade Bimilenar”.

BragaLit – Mapa Literário da cidade de Braga” é um projeto criado por Marc Rodrigues, aluno da Universidade do Minho, no contexto da sua dissertação de mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira e Língua Segunda. Em parceria com a Fundação Bracara Augusta, o projeto “BragaLit – Mapa Literário da cidade de Braga” tem como objetivo abrir caminho para a divulgação da prática do turismo literário em Braga e contribuir para a promoção e valorização da literatura e da cultura bracarenses, através do conhecimento dos textos que sobre Braga escreveram vários autores que, em épocas distintas, registaram literariamente as suas impressões e memórias relativas à cidade e aos seus habitantes.

Desenvolvida a partir de publicações da coleção “Braga Cidade Bimilenar”, projeto editorial da Fundação Bracara Augusta, a iniciativa apresenta dez mapas literários resultantes de dez obras de dez autores portugueses. O programa de apresentação destes dez itinerários literários arrancará já a 16 de julho com a escritora e tradutora bracarense Maria Ondina Braga. Semanalmente, todas as quartas-feiras, e até 17 de setembro, a Fundação Bracara Augusta disponibilizará aqui, no seu sítio oficial, (www.fbracaraaugusta.org/bragalit) um novo mapa, que, juntamente com o percurso, disponibilizará ainda excertos áudio das obras e uma breve biografia de cada escritor. Maria Ondina Braga, José Manuel Mendes, Antero de Figueiredo, Ramalho Ortigão, Altino de Tojal, Alexandre Herculano, Manuel Teixeira-Gomes, Luís Forjaz Trigueiros, Camilo Castelo Branco e Luiz Pacheco são os escritores contemplados pela iniciativa. O calendário e programa completo do “BragaLit – Mapa Literário da cidade de Braga” podem ser conhecidos abaixo ou no sítio oficial da Fundação Bracara Augusta.

O projeto editorial “Braga Cidade Bimilenar” foi iniciado em 2000 com as Comemorações do Bimilenário e consiste na divulgação de um importante património cultural, através da recolha de textos e imagens sobre Braga. Nesta conformidade, têm vindo a ser publicados textos de autores com as mais diversas ligações a Braga, bem como textos e /ou desenhos e imagens inéditos sobre a cidade. Os textos editados são da autoria de escritores consagrados que nasceram, visitaram ou viveram em Braga, nomeadamente aqueles cujos itinerários literários se disponibilizam agora aos turistas bracarenses ou forasteiros.

Programa e calendário “BragaLit – Mapa Literário da cidade de Braga”

16 julho

Quando o Claustro é Sem Ninguém, de Maria Ondina Braga

23 julho

Lua deitada no Feno, de José Manuel Mendes

30 julho

O Braguês e a Procissão dos Fogaréus, de Antero de Figueiredo

6 agosto

A great attraction, de Ramalho Ortigão

13 agosto

Braga crescera muito, de Altino do Tojal

20 agosto

Afluência extraordinária a Braga, de Alexandre Herculano

27 agosto

Entrei em Braga algo desconfiado, de Manuel Teixeira-Gomes

3 setembro

Pensei que Braga estaria perdida, de Luís Forjaz Trigueiros

10 setembro

As aventuras de quatro homens que foram a Braga, de Camilo Castelo Branco

17 setembro

O libertino passeia por Braga, a idolátrica, o seu esplendor, de Luiz Pacheco

partilha


Mecenas
Apoios


todos os direitos reservados Fundação Bracara Augusta 2015