Notícias

14 Julho, 2016

FBA promove ciclo de cinema ibero-americano no gnration em Agosto

No âmbito da Braga 2016 – Capital Ibero-Americana da Juventude, a Fundação Bracara Augusta e o gnration apresentam um ciclo de cinema ibero-americano nas noites de 5, 12, 19 e 26 de agosto. Este ciclo de cinema, que apresentará duas películas brasileiras e duas mexicanas, decorrerá no pátio exterior do gnration e terá entrada livre. 

Programa Ciclo de Cinema Ibero-Americano Fundação Bracara Augusta

5 de agosto
“Espiral” 
por Jorge Peréz Solano
México, 2008, 90 minutos, Drama

Com o desejo maior de melhoras as suas vidas, os homens emigram sem se aperceberem que destroem o que mais querem salvar: as suas famílias. Esta é a história de Diamantina e Araceli, duas jovens mistecas (povo indígena mexicano) que veem os seus maridos partir para os Estados Unidos em busca de melhorias económicas. Santiago quer juntar dinheiro para casar-se com Diamantina e Macario para tirar a sua família da pobreza. Mas tudo muda quando os dois regressam a casa.

12 de agosto
“La mitad del mundo” 
por Jaime Ruiz Ibanez 
México, 2009, 92 minutos, Drama

Um drama sobre o despertar sexual de Mingo, um jovem com um atraso mental. Carismático e fantasioso, põe a atenção nos detalhes mais insignificantes da vida quotidiana. A sua nova condição de amante trar-lhe-á popularidade, mas também problemas: colocará a descoberto os preconceitos e a falsa moral de um povo cego para lavar os seus pecados.

19 de agosto
“A vida é um sopro – Oscar Niemeyer”
por Fabiana Maciel
Brasil, 2010, 90 minutos, Documentário

Oscar Niemeyer, um dos mais reconhecidos arquitetos brasileiros, vê a sua história retratada num documentário transversal que aborda tanto a sua vida profissional como privada, da arquitetura à luta política, passando pela sua paixão pelas mulheres. Participam no documentário figuras ilustres como José Saramago, Mário Soares, Eduardo Galeano e Chico Buarque, entre outras.

26 de agosto 
“Terra estrangeira”
por Walter Salles
Brasil / Portugal, 1996, 110 minutos, Suspense 

Após a morte da mãe, Paco deseja conhecer a terra que a viu nascer. Sem dinheiro, aceita fazer a entrega de um pacote misterioso em troca do custo da viagem, mas acaba por o perder. Perseguido por bandidos interessados na encomenda, Paco foge para Espanha. Uma trama que o envolve com Alex, brasileira empregada de mesa em Portugal e namorada de um músico contrabandista viciado em heroína, num filme que retrata a solidão vivida pelos imigrantes.

partilha


Mecenas
Apoios


todos os direitos reservados Fundação Bracara Augusta 2015