Notícias
23 Outubro, 2014
Arquibrinca convida mais pequenos a recriar os edifícios mais emblemáticos de Braga
É já no sábado que Braga recebe o ArquiBrinca, um workshop de arquitetura para crianças durante o qual os mais pequenos têm de ultrapassar os diversos desafios para construir alguns dos mais emblemáticos edifícios da cidade minhota. O evento integra a agenda da iniciativa Viver a Reabilitação e vai ter lugar entre as 15h00 e as 18h00, no espaço do Edifício GNRation, em Braga.
De acesso livre, o ArquiBrinca está aberto à participação de crianças acompanhadas de adultos e com idades compreendidas entre os 3 e os 99 anos, sendo o workshop ideal para crianças entre 6 e 9 anos. Estão previstas 3 sessões com 4 grupos de 10 pessoas cada e uma duração de 60 minutos por sessão.
Durante esse tempo, seguindo os planos apresentados pelos monitores desta atividade, o objetivo é recriar, através do sistema de construção modular LUPO, os edifícios marcantes de Braga. Este sistema, patenteado pelo arquiteto espanhol Fermín Blanco, consiste num conjunto de peças básicas, com formas e medidas proporcionais que permitem uma diversidade de combinações de montagem para diversas construções. Trata-se de um sistema didático especialmente concebido para atividades em grupo e que inclui o jogo como meio de aprendizagem, pretendendo aproximar as crianças e as suas famílias ao mundo da arquitetura.
O ArquiBrinca é organizado pelo Sistema LUPO em colaboração com a APRUPP, contando com o apoio da Schmitt+Sohn Elevadores. O evento integra na iniciativa “Viver a Reabilitação”, organizada pela Vida Imobiliária e pela CIM Cávado, e que durante três dias leva a Braga a discussão sobre a reabilitação urbana na região do Cávado.