Notícias
![](https://fbracaraaugusta.org/wp-content/uploads/2022/07/conversas-no-musei-1.2-724x1024.jpg)
9 Dezembro, 2021
Encontros de património
A Fundação Bracara Augusta em parceria com o Museu D. Diogo de Sousa e a Direção Regional de Cultura do Norte, no próximo dia 16 de dezembro pelas 18 horas no Museu D. Diogo de Sousa, dará continuidade à apresentação das principais obras-primas da Coleção Bühler-Brockhaus com mais uma “Conversa no Museu” inserida no Ciclo de Encontros com o Património. A iniciativa vai ser dinamizada pelo Professor Doutor Rui Morais da Universidade do Porto, arqueológo e reconhecido especialista internacional em arqueologia do período clássico.
Num cenário de reestruturação da atividade da Fundação, que coincide com os seus vinte e cinco anos de atividade e de reorientação para matriz da sua génese fundacional assente nas áreas do património e da cultura, a Fundação procura, assente numa politica de intervenção cultural e patrimonial contribuir para a criação de dinâmicas de reflexão, estudo, investigação e divulgação da riqueza das coleções e do trabalho desenvolvido em Braga.
Nesta segunda sessão do “Ciclo de Encontros com o Património”, no âmbito das conversas no museu, vamos apreciar um retrato de Trajano, o primeiro imperador não itálico, nascido na Península Ibérica. Trata-se de um retrato que exalta as qualidades humanas e que conserva a expressão da heroicidade militar. Percorrendo as obras de arte da coleção Bühler-Brockhaus, irão ser destacadas outras esculturas em mármore, como um torso com couraça de tipo militar, três estátuas de divindades femininas, que ilustram, respetivamente, a deusa da caça, uma Musa inspiradora das artes, e uma estátua monumental de uma mulher sentada, símbolo da modéstia, da virtude e da castidade. A sessão termina com a apresentação de duas pequenas esculturas em mármore que ilustram o tema de um rapaz em luta com um ganso e do imperador Cómodo na pele de jovem Hércules, lutando contra duas serpentes.