Notícias

4 Janeiro, 2018

gnration prepara forte programação para o primeiro trimestre do ano

O gnration começa o ano com programa trimestral onde assegura a visita de artistas internacionais a Braga.

A agora Cidade Criativa da UNESCO na área das Media Arts já está acostumada à programação cultural de referência internacional desenvolvida pelo creative hub. Para os primeiros três meses do ano, o gnration volta a surpreender e dá a conhecer um intenso programa cultural repleto de concertos de cariz internacional e nacional, instalações e workshops, para além do já habitual programa de serviço educativo.

No que toca à música, o gnration preparou um alinhamento energético onde se incluem os portugueses The Selva, trio jazz formado por Ricardo Jacinto, Nuno Morão e Gonçalo Almeida, que estará em concerto de apresentação da residência artística a levar a cabo nas primeiras semanas do novo ano. O grupo estreou-se nas edições discográficas em maio do ano passado, com um trabalho homónimo que foi considerado um dos melhores discos portugueses de 2017 pela referente revista Jazz.pt. Ainda em janeiro, o conceituado artista suíço Zimoun apresentar-se-á em dois formatos: numa performance em total escuridão de sala (a 20 jan) e com uma instalação sonora em que utilizará centenas de caixas de cartão e motores de corrente contínua (20 jan a 7 abr). Zimoun é um dos nomes a destacar devido ao reputado conjunto de prémios que reúne pelos seus trabalhos em eventos como Prix Ars Electrónica, Swiss Art Awards e Aeschlimann Corti Award.

Para fevereiro, o gnration receberá diretamente de San Francisco os desafiantes Moon Duo, banda de referência do rock psicadélico. O grupo passará por Portugal para apresentar os dois volumes de Occult Architecture. A 9 de fevereiro no gnration, dia 10 no Salão Brazil, em Coimbra, e a 12 no Musicbox em Lisboa. A primeira parte da noite ficará a cargo dos portugueses, cada vez mais célebres, 10 000 Russos, trio de rock-progressivo que irá também dar a conhecer o novo disco Distresss Distresss. A este mês junta-se ainda o projeto Six Organs of Admittance, de Ben Chasny, no dia 24. Para a sua abertura, o gnration contará ainda com um concerto do guitarrista Luís Martins que levará o mais recente trabalho Tentos, Invenções e Encantamentos à Blackbox.

Para o último mês do trimestre, o gnration estreia Binário, um ciclo de performances audiovisuais que dará a conhecer alguns dos trabalhos mais interessantes das artes digitais na atualidade. A 2 de março, O músico e artista audiovisual francês Alex Augier inaugurará o ciclo com a apresentação de _nybble_, uma flutuação estética entre o minimalismo digital e o orgânico. Os primeiros três meses do novo ano marcam também o regresso do Trabalho da Casa, ciclo que promove a criação e apresentação de novos trabalhos por artista locais. Depois de Ermo e Máquina Del Amor, entre outros nomes, chegou agora a vez dos Dead Men Talking apresentarem ao vivo o novo trabalho fruto da residência no gnration. Para terminar o trimestre, a 22 de março, o guitarrista tuaregue Mdou Moctar traz até Braga as areias quentes do deserto e o seu mais recente disco, Sousome Tamacheck. A primeira parte estará a cargo dos rockers bracarenses Bed Legs, que pré-apresentam o seguido de Black Bottle.

AGF é a nova convidada do Scale Travels, programa que ali arte e nanotecnologia. 

A programação deste primeiro trimestre assegura ainda a continuação do Scale Travels, programa de residências artística e instalações que alia arte e nanotecnologia, em iniciativa inovadora entre o gnration e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). Antye Greie-Ripatti, ou AGF, é o nome que se seguirá ao artista japonês Ryoichi Kurokawa. AGF apresentará uma nova instalação que estará patente na galeria INL de 16 de março a 16 de junho.

Serviço Educativo 

Nos primeiros três meses do ano, o gnration volta a ter em ação um extenso programa de serviço educativo, com workshop e atividades para todas as idades. O ciclo Primeiros Bits, que expõe crianças e jovens às novas tecnologias aplicadas à arte, o workshop de robótica para crianças, um clube de Arduíno, uma formação de introdução a Max/Msp, o workshop de programação para os mais novos Coderdojo ou os Pequenos Makers, espaço onde os mais pequenos se reúnem para explorar de forma lúdica e criativa projetos que juntam uma componente tecnológica com o DIY, são algumas das propostas.

Os bilhetes para o próximo trimestre estão já à venda em https://gnration.bol.pt, locais habituais e balcão gnration.

partilha


Mecenas
Apoios


todos os direitos reservados Fundação Bracara Augusta 2015