Notícias
15 Janeiro, 2018
Laboratórios de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dinamizam jovens bracarenses
O programa “Laboratórios ODS Cidade” é uma iniciativa de inovação Social desenvolvida como legado de Braga2016: Capital Ibero-americana da Juventude e do documento “Um novo futuro para a Juventude Ibero-americana” desenvolvido por jovens no âmbito da implementação da Capital Ibero-americana da Juventude em 2016 na cidade de Braga. O projeto foi desenvolvido em termos de protótipo nesse ano, assumindo o atual desenho operacional em 2017 e 2018.
O programa é dirigido aos habitantes de Braga com idades compreendidas entre os 15 e 30 anos. É uma iniciativa do Sr. Presidente do Município, Dr. Ricardo Rio e implementado pelo Pelouro da Juventude da CM Braga e pela Fundação Bracara Augusta na pessoa da Vereadora Sameiro Araújo em cooperação transversal e integrada com os pelouros da educação, ambiente, urbanismo e ação social.
Os principais objetivos do projeto passam pela informação aos jovens sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a identificação de oportunidades ODS na cidade de Braga e ainda o desenvolvimento de um plano de ação jovem para os ODS’s.
A decorrer nas instalações do gnration, o programa consiste na realização de 17 Laboratórios de Ideias para Jovens, subordinados a cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Cada laboratório de ideias incide sobre um objetivo/meta ODS em particular e sobre a disseminação de informação técnica sobre o mesmo e é realizado em três sessões orientadas para públicos diferenciados. Uma sessão dirigida a jovens e instituições de ensino Básico do Município de Braga com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos. Uma segunda sessão dirigida a jovens e instituições de ensino secundário do município de Braga com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. E por fim, uma terceira sessão dirigida a jovens e líderes de organizações representativas de estudantes do ensino superior presentes Município de Braga com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos.
Os jovens são convidados a conhecer a Agenda 2030 em geral e convidados a refletir sobre os problemas colocados em cada laboratório e encontrar manifestações desses fenómenos no contexto territorial do Município de Braga. Após informação e diagnóstico ODS Braga, os jovens são convidados através da realização de uma metodologia participativa e colaborativa, a encontrar soluções para os problemas detetados e a formular propostas para o plano de ação ODS Braga.
Em 2018 o programa “Laboratórios ODS para o Desenvolvimento da tua Cidade” dinamizará um total de 51 sessões de trabalho de jovens bracarenses em torno da Estratégia 2030. Serão mais de 102 horas de informação e debate sobre as metas de desenvolvimento sustentável e mais de 1275 jovens, oriundos de todas as freguesias do Município de Braga com idades compreendidas entre os 10 os 24 anos de idade a discutir o Desenvolvimento Sustentável de Braga. Desta forma, o programa espera atingir um verdadeiro impacto sociopedagógico e promover a mobilização dos jovens bracarenses e das instituições representativas dos jovens do município para um trabalho mais eficaz e assertivo no domínio dos desafios colocados no âmbito da Estratégia 2030.