Notícias
18 Agosto, 2015
Noite Branca Braga 2015: Bracarenses desafiados a reunir garrafas de plástico para construir instalações artísticas de luz
A quarta edição da Noite Branca de Braga está a chegar (11, 12 e 13 de Setembro) e o Município desafia a comunidade Bracarense a participar no processo de decoração do evento, a construir instalações efémeras de luz espalhadas pelo centro histórico da cidade.
Este é um projecto participativo que envolve a comunidade do início ao fim do projecto. Nesta primeira fase pede-se a colaboração da comunidade para reunir garrafas de água vazias e entregá-las no GNRation até dia 29 de Agosto. Apenas tem uma condição: as garrafas devem ser em plástico transparente. Isto porque a cor a apostar é o branco, coincidente com a cor da Noite Branca.
O Município pretende criar uma iluminação de rua original, em conjunto com a população Bracarense, através de dois workshops com a comunidade. Tendo por base o conceito de reaproveitamento de materiais, o valor mais importante passado neste workshop passa por sensibilizar a população (crianças e adultos) para a reciclagem ao criar estruturas de luz através de garrafas de água vazias.
É com vulgares garrafas de água que se acumulam no lixo doméstico e da sua associação enquanto elementos modulares que será construída uma nova realidade visual, ao criar várias estruturas espaciais iluminadas e dispersas pelo centro histórico de Braga.
A inscrição para os dois workshops pode também já ser feita através do email workshopnoitebranca2015@gmail.com. Seguem-se os próprios workshops, em que a comunidade é convidada a construir as estruturas através destas oficinas colectivas. A primeira sessão realiza-se já a 29 e 30 de Agosto, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, e a segunda sessão decorre a 5 e 6 de Setembro, no mesmo horário.
Os dois workshops vão realizar-se na Escola Secundária Carlos Amarante (Rua da Restauração, 4710-428 Braga). Por fim, a própria colocação das peças no espaço público permite a participação da comunidade.
Via comunicado de imprensa CM Braga.