Notícias

10 Outubro, 2014

Pink Run assinala mês de luta contra o cancro da mama

O GNRation, recebe hoje e amanhã, um seminário e diversos workshops em torno da problemática do cancro da mama e das suas terapias complementares, com especial incidência na importância de uma recuperação cuidada e orientada das mulheres que foram sujeitas a mastectomia. Naquele que é o mês de prevenção do cancro da mama, chega a Braga a «Pink Run» pelas mãos da Rosa Vida.
A Pink Run Braga acontece no próximo Domingo, dia 12 de Outubro, pelas 10h00.

Rosa Vida leva ao GNRation um seminário e diversos workshops em torno da problemática do cancro da mama e das suas terapias complementares, com especial incidência na importância de uma recuperação cuidada e orientada das mulheres que foram sujeitas a mastectomia.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, salientou a importância do envolvimento da sociedade, como um todo, assim como a relevância do papel da organização “Rosa Vida”, ao abordar de forma saudável, construtiva e positiva, toda a temática envolvente da doença. “A comunidade deve habituar-se a lidar com esta temática, já que são realidades cada vez mais presentes e que necessitam de um farol de esperança para quando, na nossa família, no nosso contexto, formos confrontados com ela”.
O autarca referiu ainda o valor da veiculação de informação acerca da doença, dos tratamentos e dos métodos de recuperação para o maior conforto das mulheres confrontadas com a mesma. “É importante conhecer e perceber que tipo de respostas existem, que ajudas podemos ter quando somos confrontados com este fenómeno, e o trabalho das associações de apoio que existem no Concelho”, frisou.
Carolina Negreiros, voluntária da Liga Portuguesa Contra o Cancro há mais de 23 anos, aludiu também à relevância do papel das instituições de apoio às doentes do cancro da mama. “Esse apoio faz toda a diferença na maneira como as mulheres encaram a vida. Conhecendo uma mulher já recuperada, ou em fase de recuperação, que faz a sua vida normal, que venceu, a doente percebe que poderá vencer também”.
A voluntária referiu que existem várias instituições, como a «Vencer e Viver», implementadas dentro dos hospitais e que auxiliam as doentes ainda antes de deixarem o internamento. “Essas instituições dão testemunhos vivos de que é possível voltar a viver”, disse.
Nesse contexto, Ricardo Rio acrescentou que outra das facetas mais relevantes do processo de tratamento e recuperação é a componente da inclusão. “Mesmo quando as histórias têm um final feliz, é importante perceber que estas mulheres têm que poder viver em pleno as suas vidas de cidadãs, e têm que voltar a reatar os seus hábitos lúdicos, a sua vida familiar, profissional, com condições para o fazer na plenitude”.
A par da Pink Run, a Rosa Vida reservou para Sexta-feira, dia 10 de Outubro, um ciclo de conferências, no GNRation, entre as 10h e as 17h. O seminário irá contar com a presença de profissionais da saúde de áreas como senologia, quimioterapia, cirurgia plástica, psiquiatria, cirurgia, fisioterapia, osteopatia e enfermagem, oriundos do Hospital de Braga, da Fundação Champalimaud, de clínicas fisiátricas, do Centro Médico do Ave, entre outros. A participação no seminário requer inscrição prévia, no valor de 10 euros, através do site www.rosavida.pt.
Para o dia 11, Sábado, está reservada uma série de workshops, de participação gratuita, que decorrem das 10h às 17h, nas instalações do GNRation. Desde workshops de Drenagem Linfática e Acupunctura, passando por um de Alimentação Saudável, ou de Maquilhagem profissional, haverá ainda um workshop de «Regresso à Vida Activa | Exercício Físico: Pilates e Hidroginástica».
A «Pink Run Braga», que terá início às 10h00 de Domingo, conta com um percurso de cerca de 3,5km, com partida do Largo da Senhora-a-Branca, seguindo para a Avenida Central, Rua dos Capelistas, Largo do Pópulo, Praça Municipal, Rua do Souto, passando novamente Avenida Central, descendendo pela Avenida da Liberdade e chegando, por fim, ao Parque da Ponte. O kit de participação na tem um custo de 5 euros. Todos os valores angariados pelo evento revertem na totalidade para as associações sem fins lucrativos «Amados» e «Movimento Vencer e Viver».

partilha


Mecenas
Apoios


todos os direitos reservados Fundação Bracara Augusta 2015