Notícias

19 Janeiro, 2018

Programa cultural do gnration mantém aposta no serviço educativo em 2018 e arranca com workshop esgotado.

Na programação para o primeiro trimestre do ano, o gnration mantém uma forte aposta no programa de serviço educativo. Atividades para pais e filhos ou workshops na área da tecnologia são destaque.

Para o trimestre de janeiro, fevereiro e março, o programa de serviço educativo volta a atingir diferentes destinatários e áreas temáticas, compondo-se por atividades para pais e filhos. A primeira atividade decorreu no passado sábado, 13 de janeiro, com o workshop Robótica Para Crianças. Este é um momento dedicado a crianças dos 6 aos 14 anos para construir e programar robôs utilizando kits Lego Mindstorm de forma intuitiva e desafiante. A iniciativa, que contou com lotação esgotada dias antes do evento, faz parte do vasto programa de serviço educativo que o gnration promove e que é parte integrante no programa cultural apresentado para os primeiros três meses de 2018. O serviço educativo é uma das fortes apostas do creative hub bracarense, espaço programado pelo diretor artístico Luís Fernandes.

A próxima atividade do serviço educativo realiza-se a 27 de janeiro com o workshop Clube Arduíno – uma oficina de criação a partir de placas arduíno que visa a aprendizagem, programação e interação com o hardware e software em tempo real. Dedicada ao público em geral, com especial foco em alunos, criadores, artistas, professores e formadores, esta atividade ainda tem um número reduzido de bilhetes disponíveis. A oficina decorrerá na manhã do sábado, das 10:00 às 12:30.

3 de fevereiro marca o regresso do workshop de programação CoderdojoBraga, uma das atividades mais regulares do programa. O Coderdojo é uma rede global de clubes de programação, sem fins lucrativos, com o objetivo de ensinar jovens dos 7 aos 17 anos de idade a programar. Este workshop, promovido com a Cesium Braga – Centro de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho, tem entrada gratuita mediante inscrição através do e-mail de contacto do gnration.

Já a 17 de fevereiro haverá mais uma sessão Pequenos Makers, desta vez para construir origamis aos quais vão dar vida adicionando-lhe um circuito elétrico. Os Pequenos Makers é um espaço onde os mais pequenos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade, se reúnem para explorar de forma lúdica e criativa projetos que juntam uma componente tecnológica com uma postura faz-tu-mesmo.

O dia 25 de fevereiro contará com um workshop do guitarrista Ben Chasny, cara dos Six Organs of Admittance. Chasny, que estará em Braga para um concerto dará um workshop onde apresentará os princípios básicos e os métodos utilizados em “The Hexadic System”, um sistema de composição de música inteiramente original criado pelo norte-americano, que recorre a um baralho de cartas para retirar os guitarristas da sua habitual abordagem à guitarra e os entregar a um universo não- familiar de tonalidades. Os participantes vão aprender técnicas de composição únicas, construir as suas próprias peças musicais e conhecer como se processa este sistema.

O serviço educativo do primeiro trimestre encerra no dia 17 de março com um workshop de MAX/MSP, uma linguagem de programação visual para música e multimédia. Resultante da parceria do gnration com a Casa da Música e Digitópia,

esta atividade abrande os princípios fundamentais e alguns tópicos mais avançados do software de forma a ilustrar a metodologia subjacente à criação de conteúdos em Max.

75 eventos e mais de 1500 participantes em 2017.

Em 2017, o gnration apresentou um total de 75 atividades que levou cerca de 1511 participantes às atividades de serviço educativo.
Entre atividades abertas ao público, inclui-se ainda um trabalho regular com os alunos das escolas do concelho de Braga, pauteando-se por uma amplitude que vai do Ensino Vocacional ao 1o e 2o ciclo de Ensino Básico. O Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, o Jardim de Infância Quinta das Hortas, a E.B.2,3 de Nogueira, E.B.1 de Quinta da Veiga, E.B.1 Escola do Bairro e a E.B.2,3 de Palmeira são algumas das instituições que já passaram pelo gnration e que vão novamente visitar o antigo quartel da GNR até maio de 2018.

Primeiros Bits é um caso de sucesso.

O ciclo Primeiros Bits, criado em 2015, revelou-se um modelo exemplar no que concerne à disseminação pedagógica de conteúdos relacionados com o cruzamento entre a arte e a tecnologia. São cerca de 800 participantes por ano, na sua larga maioria em idade escolar, com cariz lúdico. O programa expõe crianças e jovens da cidade de Braga às novas tecnologias aplicadas à arte. Apesar de ser dedicada aos mais jovens, a iniciativa é também pensada para interagir com o público sénior.

Baseando-se em ferramentas digitais, embora não exclusivamente, enfatiza a criação musical colaborativa, o design de software, a educação musical e a inclusão social, promovendo a emergência de comunidades multiculturais. Durante cada sessão são abordadas diferentes temáticas, com o objetivo de estimular o seu público-alvo para atividades artísticas de cariz lúdico.
Na segunda metade de 2017, o gnration colocou em ação o ciclo Primeiros Bits 2.0, uma continuação do programa inicial onde novos formatos, experiências e temáticas são postas em prática.

 

A próxima sessão acontece já amanhã com a temática 4a Aumentada. 26 crianças do 2o ano da escola EB 1 da Quinta da Veiga e 10 idosos do Asilo de S. José serão os primeiros participantes dos Primeiros Bits em 2018. A 21 de fevereiro e 14 de março estão já agendadas mais duas sessões, que terão como temáticas o Som a Som e o Som das Coisas, respetivamente.

Primeiros Bits é fruto de uma parceria com a Digitópia, plataforma de música digital sediada na Casa da Música, Porto, que incentiva a audição, a performance e a criação musical.

Casa da Música é parceira no serviço educativo.

As diferentes atividades que constam na programação do serviço educativo do gnration são fruto de um trabalho colaborativo entre o gnration e entidades que promovem a criação e a formação. É o caso da Digitópia, plataforma de música digital da Casa da Música que expande os domínios da música digital e da música eletrónica, num contexto não académico ou comercial, estimulando o surgimento de novos músicos e comunidades criativas. Ainda neste âmbito colaborativo, o gnration é também parceiro da Sonoscopia, uma associação de criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos centrados essencialmente na área da exploração sonora e do seu cruzamento interdisciplinar com várias áreas artísticas, científicas e pedagógicas.

partilha


Mecenas
Apoios


todos os direitos reservados Fundação Bracara Augusta 2015