Braga e a Terra da filosofia

Palestra: Feira do Livro de Braga / 14 de julho de 2021
A Fundação Bracara Augusta irá promover no dia 14 de julho pelas 18 horas uma sessão intitulada “Braga, Terra de Filosofia – Autores, Obras e Contextos” no âmbito da programação da Feira do Livro de Braga e que terá lugar no Fórum Braga.
Um grupo de estudantes, coordenado pelo docente Carlos Bizarro Morais propõe-se, no âmbito da Unidade Curricular “Pensamento Filosófico Português” da Licenciatura em Filosofia da Universidade Católica (Braga), realizar um mapeamento sobre o tema “Braga, terra de Filosofia”, com o objetivo de identificar e divulgar o riquíssimo contributo que Braga tem dado à Filosofia, ao longo da sua história.
Braga é uma Cidade que ao longo da sua história milenar tem registado uma intensa vida intelectual. Desde os mais remotos tempos, ainda antes da fundação da nacionalidade, passando pela época medieval e moderna, até chegarmos à contemporaneidade, aqui brotaram expressões de vida cultural de grande significado, tanto na arte, na ciência, na técnica, na religião, como também no domínio do pensamento filosófico. Uma torrente de autores, bracarenses de origem, ou que desenvolveram o seu trabalho de reflexão neste território, deram um contributo importante para a história do pensamento filosófico português e europeu. É uma síntese deste percurso que pretendemos apresentar, valorizando a produção filosófica, os autores e os contextos tributários do espaço geográfico e mental da vetusta Bracara Augusta.
A palestra é uma síntese de um ciclo de três encontros públicos anteriormente realizados sobre o tema, organizado pela Fundação Bracara Augusta, que contou com o apoio da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva – Braga, Câmara Municipal de Braga e Universidade Católica Portuguesa (FFCS).
Braga é uma Cidade que ao longo da sua história milenar tem registado uma intensa vida intelectual. Desde os mais remotos tempos, ainda antes da fundação da nacionalidade, passando pela época medieval e moderna, até chegarmos à contemporaneidade, aqui brotaram expressões de vida cultural de grande significado, tanto na arte, na ciência, na técnica, na religião, como também no domínio do pensamento filosófico.
Uma torrente de autores, bracarenses de origem, ou que desenvolveram o seu trabalho de reflexão neste território, deram um contributo importante para a história do pensamento filosófico português e europeu.
É uma síntese deste percurso que pretendemos apresentar, valorizando a produção filosófica, os autores e os contextos tributários do espaço geográfico e mental da vetusta Bracara Augusta.

partilha


Mecenas
Apoios


todos os direitos reservados Fundação Bracara Augusta 2015