Human Power Hub

O Human Power Hub – Centro de Inovação Social de Braga nasce de um conceito focado nas pessoas/cidadãos, desenvolvido no âmbito da participação da cidade de Braga e da Fundação Bracara Augusta na Rede Europeia do Programa URBACT – Boosting Social Innovation.

O objetivo é a criação de um eco-sistema de Impacto que reforce processos de transferência da Inovação Social no setor público, reforce ações e o mindset de responsabilidade social nas empresas, reforço de processos de investigação e pesquisa científica por parte das instituições de ensino superior e a criação de várias iniciativas empreendedoras de base social em áreas de transição (transition arena) na cidade de Braga e no âmbito de várias tendências de Inovação Social, permitindo experiências e prototipagem de projetos sociais, empoderamento social e apoio a pessoas em situação de dificuldade, social, económica ou geográfica.

O projeto é participativo, colaborativo, integrado e trans-sectorial, estabelecendo um modelo híbrido de Inovação Social na cidade de Braga, que combina as forças da sociedade civil, o setor público, o setor privado, o setor do conhecimento e o cidadão. É um projeto comum a diferentes entidades reunidas em torno da Inovação Social e de forma disruptiva transforma a teoria da Hélice Quadrupla numa realidade concreta gerando um eco-sistema rico e diversificado, que se manifesta em múltiplas áreas de intervenção da inovação e do empreendedorismo social.

O HPH – Human Power Hub, identifica vários stakeholders numa nova abordagem social da cidade e cujo conceito, resulta da ativação da Hélice Quadrupla, que envolvem o Município de Braga, os empresários da cidade, as instituições de ensino superior e de investigação da região e os cidadãos que pretendem resolver problemas sociais, económicos e ambientais que se colocam no território do Município de Braga.

O Centro de Inovação Social de Braga estabelece prioridades estratégicas horizontais e verticais que resultam em experiências sociais, permitindo desenvolver conceitos de empreendedorismo social, responsabilidade social, espaços de co-working e um observatório de Impacto Social em áreas como, Economia Social, Moedas Sociais, Espaços de Transição, Economia Verde, Economia Azul, entre outras.

O HPH tem uma componente física e uma componente dinâmica, sendo a primeira a incubação num espaço físico e a segunda o co-working, a reunião, a experimentação, a colaboração, o trabalho em rede e a co-criação assente na transversalidade e na abordagem integrada e trans-setorial

Esta incubadora gera benefícios diretos e significativos para a sociedade através da capacitação dos cidadãos para resolver os problemas sociais existentes. O Human Power Hub nasce da sociedade e para a sociedade, realçando uma sua abordagem humanitária em oposição às restantes soluções tradicionais. É um projeto que se diferencia pela sua pro-atividade e pela capacitação que promove dos agentes sociais para que encontrem em si, nas suas expectativas, nas suas necessidades, ideias e vivências sociais, um meio de intervenção social capaz de gerar impacto e de potenciar a transformação da realidade social. 

O Human Power Hub, faz parte de uma estratégia integrada de promoção de Inovação do Município de Braga, e é parte integrante do Laboratório de Inovação de Braga, situado no edifício do Castelo. O HPH assumiu a responsabilidade pela implementação do Laboratório de Inovação Social e coopera ativamente com o Laboratório de Inovação Urbana e também com o Laboratório de Inovação Cultural.

Neste momento, o Human Power Hub apoia 11 iniciativas diferenciadas de Inovação Social integradas num Programa de Aceleração e Incubação. Estas iniciativas estão fisicamente incubadas nas instalações do HPH. No âmbito do programa de Pré-Aceleração HPH, estão ainda a ser apoiados 14 projetos de Inovação Social no desenvolvimento do conceito e da sua implementação. Existem também seis iniciativas integradas no programa Scaling do HPH que estão a ser apoiadas numa outra dimensão, uma vez que apresentam um conjunto de necessidades completamente diferentes dos restantes projetos.

Importa ainda referir que este projeto é financiado pelo Programa Portugal Inovação Social, mais concretamente na medida Parcerias para o Impacto onde a Camara Municipal de Braga é Investidor Social, assegurando 30% do valor total do projeto.

partilha


Mecenas
Apoios


todos os direitos reservados Fundação Bracara Augusta 2015